Análise e Desenvolvimento de Sistemas
AMS (Articulação dos Ensino Médio / Técnico e Superior)


SOBRE O CURSO

O Curso Superior Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – AMS busca atender às novas demandas de profissionais capacitados em um tempo mais reduzido de integralização do curso, permitindo que atuem nos setores produtivos graças ao aproveitamento de competências articuladas entre o ensino Médio/Técnico e Superior.

A forma de Ingresso no Ensino Médio com Habilitação Profissional Técnica se dará mediante processo classificatório entre os candidatos portadores de Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental, conforme o disposto no Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais, conforme Deliberação 003, de 18-07-2013. O ingresso no Ensino Superior ocorrerá por meio de processo seletivo de transição do nível Médio para o Superior Tecnológico dos cursos integrantes do Programa AMS, será por Edital, contendo cronograma, quantidade de vagas, documentos exigidos e procedimentos correlatos. A matrícula no Ensino Superior Tecnológico do Programa AMS é restrita aos alunos inscritos no processo seletivo de transição que, no ato da matrícula, deverão apresentar os documentos para este fim exigidos no Edital publicado oportunamente.

OBJETIVO

O Curso Superior Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - AMS, tem como objetivo formar profissionais capazes de desenvolver softwares, utilizando as melhores práticas de Engenharia de Software, Modelagem de Padrões de Projetos e Integração e Entrega Contínua aplicando conceitos de Segurança da Informação durante a implementação de sistemas desktop, web, mobile e objetos inteligentes, com persistência em dados. Assim como, aplicar os conceitos de tecnologia da informação para gestão de negócios na Era Digital, possibilitando o conhecimento da tecnologia para diversas áreas do setor produtivo. Incluindo conceitos de matemática discreta e estatística aplicada, para propor soluções para problemas complexos durante o desenvolvimento de aplicações e análise de dados. Junto aos conhecimentos específicos, o egresso será preparado para trabalhar em equipe, ter senso crítico e responsabilidade social e ambiental.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O egresso do Curso Superior Tecnológico em Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas poderá atuar em empresas de assessoria e consultoria tecnológica e de desenvolvimento de sistemas, assim como nos diversos setores da economia: indústria, comércio, prestação de serviços, instituições financeiras, órgãos públicos ou como empreendedor em informática.

Este profissional estará apto a:
- Projetar e implementar sistemas de acordo com as necessidades institucionais;
- Coordenar infraestruturas de tecnologia da informação, elaborando políticas e diretrizes a partir da análise de necessidades;
- Realizar consultoria em Sistemas de Informação, avaliando e selecionando recursos de software e hardware;
- Atuar em Centros de Pesquisa, de Ensino ou de desenvolvimento de software;
- Empreender seu próprio negócio em informática.

PERFIL

O profissional formado pelo Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - AMS tem como perfil o profissional que especifica, projeta, planeja, analisa, desenvolve, testa, valida e mantém sistemas computacionais para múltiplas plataformas. Este profissional avalia, seleciona, utiliza metodologias e tecnologias emergentes para o desenvolvimento de software, além de gerenciar projetos e coordenar equipes de produção de software. Além disso, avalia tecnologias de processamento de informações no emprego de inteligência analítica voltada ao apoio de tomadas de decisão.

ESTRUTURA CURRICULAR

  Download estrutura curricular